
No modelo de sala de aula invertida, podem ser sinalizadas grandes mudanças em relação ao modelo tradicional. Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador em sala de aula. O aluno, tradicionalmente acostumado a uma condição passiva, cujo papel era o de absorver as informações, ganha metas e responsabilidades no processo de construção de conhecimento.
Trata-se, portanto, de um modelo de ensino que coloca, de fato, o Aluno como protagonista, aproximando-o dos temas e conteúdo antes mesmo de a aula começar. Além disso os conteúdos são mais contextualizados com a realidade dos Alunos.
Como funciona essa forma de ensino e quais são as vantagens?
A sala de aula invertida demanda, para sua implementação, esforço maior do professor, tanto em apresentar a nova metodologia a alunos e pais quanto em preparar o material de estudo dos alunos.
No modelo Tradicional, a informação e a memorização constituíam o objetivo dos alunos, e o saber estava centrado na figura do professor (O mestre ). A sociedade, porém, exige indivíduos cada vez mais críticos, autônomos e capacitados emocionalmente para a resolução eficiente de problemas em suas mais diversas situações, pessoas que saibam refletir sobre os conhecimentos em vez de apenas decorá-los.
Dessa forma, desenvolveu-se há quase 30 anos, na Universidade do Estado da Califórnia (Estados Unidos) uma nova maneira de ensinar, baseada não na repetição de informações, mas na atitude responsiva e reflexiva dos alunos.
Graças à era digital, com o auxílio de novas estratégias e tecnologias, o professor compartilha com os estudantes o conteúdo que foi previamente preparado e selecionado. Para isso, pode fazer uso de plataformas de aprendizagem virtual, blogs, redes sociais e recursos de nuvem: Facebook, Twitter, YouTube, SlideShare, entre outros.
Assim, os Alunos têm acesso ao conteúdo curricular básico das aulas e estuda antes de ir para a escola. Ele não apenas lê o material e assiste aos vídeos como também levanta dúvidas e elabora comentários. No período da aula, discute com colegas e professor os assuntos já vistos em casa.
Assim, em vez de tentar reter o conhecimento dos conteúdos na sala de aula e resolver exercícios em casa, o aluno tem acesso aos conteúdos em casa, via internet, e pode levar as dúvidas e resolver os exercícios na escola, contando com o auxílio e a intermediação do professor. Daí vem a ideia de inversão.
Comentários
Postar um comentário