Pular para o conteúdo principal

O que é um ransomware? e como remover!

Como Remover Ransomware (Your Files Are Encrypted)










O que é um ransomware ?


Ransomware (também conhecido como rogueware ou scareware) restringe o acesso ao sistema do seu computador e pede que um resgate seja pago para que a restrição seja removida. Os ataques de ransomware mais perigosos são causados pelos ransomwares WannaCryPetya, Cerber, Cryptolocker e Locky.
Normalmente, os pagamentos são feitos em criptomoedas para evitar que o dinheiro seja rastreado até ao atacante, o que dificulta o trabalho das autoridades.







Ransomware

Como fui atacado? Como evitar?

Este malware entra no seu computador da mesma forma que todos os outros, baixando um arquivo infectado de uma página web ou através de um link no email. Quando o ransomware é executado, os seus arquivos são encriptados ficando com uma extensão diferente (.encrypted, .locked, .WNCRY, *.WCRY).
Para evitar, é importante garantir que possui um antivírus atualizado. No  caso do sistema operacional Windows 10 existe uma ferramenta nativa que permite proteger os seus arquivos contra malware (saiba como ativar mais à abaixo).
Também é  muito recomendável criar um backup dos seus arquivos, hospedando os mesmos em nuvem, ou em um HD Externo. Dessa forma, garante que possui uma cópia de segurança reduzindo as perdas em caso de novo ataque. 
Passo a passo:

1º Identificar o tipo de Ransomware

Existem quase infinidade de tipos de ransomware. Será necessário identificar qual é a versão que infectou o seu computador para encontrar as chaves de desencriptação (isto se for possível reverter a encriptação).
Para isso, poderá usar o site  ID Ransomware. Na prática, basta enviar um screenshot do pedido de resgate, ou um arquivo infectado para que o site lhe forneça detalhes sobre qual o ransomware que afetou o seu computador.







identificar ransomware

2. Após identificar, desencriptar

Após identificar o tipo de ransomware, entre na página No More Ransom! no qual é possível encontrar mais detalhes sobre as chaves e as ferramentas que poderá usar para desencriptar os seus arquivos.







Outra alternativa é site Watch Point, onde encontrará uma lista extensa de ferramentas para remover a encriptação, bem como a lista de extensões dos ficheiros encriptados (outra boa ajuda para identificar o tipo de encriptação usada).

3. Por fim, limpar o computador

Após libertar os seus arquivos é Muito Importante que faça uma limpeza de malware  no seu computador. Para isso, use um programa como o Malwarebytes Anti Malware. É igualmente importante possuir um antivírus instalado, mesmo que seja gratuito. Recomendamos o Avast.

Prevenir Ransomware usando o Windows Defender

A Microsoft disponibiliza uma ferramenta nativa no Windows Defender, impedindo que programas (não autorizados) possam alterar os arquivos de uma determinada pasta (documentos, vídeos, músicas). Dessa forma, você impede que o ransomware consiga alterar o conteúdo das pastas e proceder à encriptação.
Para ativar esta funcionalidade, comece por aceder ao menu Iniciar e selecione “Configurações”. Entre no menu “Atualizar e Segurança” – “Windows Defender”. Também poderá escrever “Configurações do Windows Defender” na pesquisa do Windows
Selecione a opção “Proteção contra vírus e ameaças” e ative a funcionalidade “Acesso controlado a pastas”. Agora, basta adicionar as pastas que pretende proteger, clicando no link “Pastas Protegidas”.







anti ransonware do windows defender
Sempre que algum aplicativo não autorizado tentar modificar o conteúdo de uma pasta, surgirá uma mensagem de segurança alertando para uma tentativa de “Alterações não autorizadas”, permitindo que adicione manualmente o programa à lista de excepções. Consoante você adicionando os programas “tradicionais” à lista, os avisos tornam-se menos frequentes.
Ferramentas gratuitas de remoção de ransomware
Você pode baixar abaixo ferramentas antiransomware gratuitamente. Estas ferramentas removem vírus de ransomware do seu computador e decifram todos os arquivos que foram criptografados no ataque. Elas também informam sobre os tipos de ransomware e mostram como eles são.
Por Professor Leandro Galdino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de Vitoria para os Boleiros do Grepial!!

  Hoje dia 15/09/2018 a equipe dos Boleiros Grepial enfrentou a equipe do Falcão (Futebol Club), jogos válidos pela  segunda rodada da Copa Unidos pela Garotada.    Na categoria sub 13 a equipe dos Boleiros conseguiu a vitória com gols de Vitor e Edilson; a defesa se posicionou muito bem e não levou gols, a equipe permaneceu muito bem taticamente e conseguiu os 3 pontos.     Já a equipe sub 15 dos Boleiros teve um jogo mais difícil e logo no início Luquinhas abriu o placar para os boleiros, o que deu mais confiança para a equipe que pode fazer o seu jogo de posse de bola e toques rápidos, a defesa e o meio campo conseguiram desenvolver um grande futebol e com empenho e garra da equipe conseguiram o triunfo por 1x0 garantindo os 3 pontos que são fundamentais para a classificação. O projeto  BOLEIROS GREPIAL,  é realizado Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, e conta com mais de 150 participantes somados todos os alunos em atividade. Vejam fotos e vídeos:        

O que é a sala de aula invertida?

Já imaginou se existisse uma aula em que os alunos já soubessem a matéria e pudessem compartilhar conhecimento com os colegas? Já pensou em como o processo de ensino e aprendizagem seria produtivo nessa turma? Pois bem, esse método existe e se chama sala de aula invertida ou  flipped classroom , em inglês, amplamente utilizado na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida. No modelo de sala de aula invertida, podem ser sinalizadas grandes mudanças em relação ao modelo  tradicional . Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador e m sala de aula. O aluno, tradicionalmente acostumado a uma condição passiva, cujo papel era o de absorver as informações, ganha metas e responsabilidades no processo de construção de conhecimento. Trata-se, portanto, de um modelo de

Aulão movimenta o Grepial com Transmissão ao Vivo.

Aulão movimenta o Grepial Aconteceu nesta sexta-feira (24) Escola Gregório Pinto de Almeida um grande aulão, realizado pelo professor Israel Ferreira. O aulão foi uma oportunidade de integração de todas as turmas em que houve um grande compartilhamento de conhecimentos. Através de atividades lúdicas os alunos puderam ter aulas de matemática e informática, tendo assim uma interação e integração melhor com os conteúdos abordados. Dentre os conteúdos, os alunos  acesso aos principais conhecimentos da informática, como:  Compreender a parte física do computador (peças e placas); Ligar, desligar, entradas e saídas de conexões; Como utilizar a Área de Trabalho; Como navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Como utilizar os programas básicos do Windows etc . “ Ter conhecimento básico de informática é um requisito mínimo para a maior parte dos cargos disponíveis no mercado de trabalho, então pensamos em trabalhar com eles nessa proposta, é matemática que