Pular para o conteúdo principal

O que é a sala de aula invertida?


Já imaginou se existisse uma aula em que os alunos já soubessem a matéria e pudessem compartilhar conhecimento com os colegas? Já pensou em como o processo de ensino e aprendizagem seria produtivo nessa turma? Pois bem, esse método existe e se chama sala de aula invertida ou flipped classroom, em inglês, amplamente utilizado na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida.
No modelo de sala de aula invertida, podem ser sinalizadas grandes mudanças em relação ao modelo tradicional. Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador em sala de aula. O aluno, tradicionalmente acostumado a uma condição passiva, cujo papel era o de absorver as informações, ganha metas e responsabilidades no processo de construção de conhecimento.
Trata-se, portanto, de um modelo de ensino que coloca, de fato, o Aluno como protagonista, aproximando-o dos temas e conteúdo antes mesmo de a aula começar. Além disso os conteúdos são mais contextualizados com a realidade dos Alunos.
Como funciona essa forma de ensino e quais são as vantagens?
A sala de aula invertida demanda, para sua implementação, esforço maior do professor, tanto em apresentar a nova metodologia a alunos e pais quanto em preparar o material de estudo dos alunos.
No modelo Tradicional, a informação e a memorização constituíam o objetivo dos alunos, e o saber estava centrado na figura do professor (O mestre ). A sociedade, porém, exige indivíduos cada vez mais críticos, autônomos e capacitados emocionalmente para a resolução eficiente de problemas em suas mais diversas situações, pessoas que saibam refletir sobre os conhecimentos em vez de  apenas decorá-los.
Dessa forma, desenvolveu-se há quase 30 anos, na Universidade do Estado da Califórnia (Estados Unidos) uma nova maneira de ensinar, baseada não na repetição de informações, mas na atitude responsiva e reflexiva dos alunos.
Graças à era digital, com o auxílio de novas estratégias e tecnologias, o professor compartilha com os estudantes o conteúdo que foi previamente preparado e selecionado. Para isso, pode fazer uso de plataformas de aprendizagem virtual, blogs, redes sociais e recursos de nuvem: Facebook, Twitter, YouTube, SlideShare, entre outros.
Assim, os Alunos têm acesso ao conteúdo curricular básico das aulas e estuda antes de ir para a escola. Ele não apenas lê o material e assiste aos vídeos como também levanta dúvidas e elabora comentários. No período da aula, discute com colegas e professor os assuntos já vistos em casa.
Assim, em vez de tentar reter o conhecimento dos conteúdos na sala de aula e resolver exercícios em casa, o aluno tem acesso aos conteúdos em casa, via internet, e pode levar as dúvidas e resolver os exercícios na escola, contando com o auxílio e a intermediação do professor. Daí vem a ideia de inversão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de Vitoria para os Boleiros do Grepial!!

  Hoje dia 15/09/2018 a equipe dos Boleiros Grepial enfrentou a equipe do Falcão (Futebol Club), jogos válidos pela  segunda rodada da Copa Unidos pela Garotada.    Na categoria sub 13 a equipe dos Boleiros conseguiu a vitória com gols de Vitor e Edilson; a defesa se posicionou muito bem e não levou gols, a equipe permaneceu muito bem taticamente e conseguiu os 3 pontos.     Já a equipe sub 15 dos Boleiros teve um jogo mais difícil e logo no início Luquinhas abriu o placar para os boleiros, o que deu mais confiança para a equipe que pode fazer o seu jogo de posse de bola e toques rápidos, a defesa e o meio campo conseguiram desenvolver um grande futebol e com empenho e garra da equipe conseguiram o triunfo por 1x0 garantindo os 3 pontos que são fundamentais para a classificação. O projeto  BOLEIROS GREPIAL,  é realizado Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, e conta com mais de 150 participantes somados todos os alunos em atividade. Vejam fotos e vídeos:        

Aulão movimenta o Grepial com Transmissão ao Vivo.

Aulão movimenta o Grepial Aconteceu nesta sexta-feira (24) Escola Gregório Pinto de Almeida um grande aulão, realizado pelo professor Israel Ferreira. O aulão foi uma oportunidade de integração de todas as turmas em que houve um grande compartilhamento de conhecimentos. Através de atividades lúdicas os alunos puderam ter aulas de matemática e informática, tendo assim uma interação e integração melhor com os conteúdos abordados. Dentre os conteúdos, os alunos  acesso aos principais conhecimentos da informática, como:  Compreender a parte física do computador (peças e placas); Ligar, desligar, entradas e saídas de conexões; Como utilizar a Área de Trabalho; Como navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Como utilizar os programas básicos do Windows etc . “ Ter conhecimento básico de informática é um requisito mínimo para a maior parte dos cargos disponíveis no mercado de trabalho, então pensamos em trabalhar com eles nessa proposta, é matemática que

Informe: distribuição dos kits merenda

A Prefeitura de Lauro de Freitas anunciou na manhã desta sexta-feira (26), o início da distribuição de kits alimentação para os alunos da rede municipal de ensino.  A entrega será na escola no dia 31/03/2020 (terça-feira), das 13h às 17h30. Os pais ou responsáveis pelos alunos deverão comparecer aos locais portando documentos oficiais com foto, deles e dos seus filhos. Observação só será entregue esse dia, não haverá outras entregas no mês. A distribuição dos kits, em quantidade suficiente para um mês, está sendo realizada após a suspensão das aulas, decretada no dia 16, como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).  Abaixo o horário da distribuição de alimentos e as divisão de turmas para entrega. EJA- FASE 3 : entrega dos kits  a partir das  13: 00 até as 14:00 EJA- FASE 4 :  entrega dos kits  a partir das  13: 00 até as 14:00 6 ano:  entrega dos kits  a partir das  14: 00 até as 15:00 7 ano: entrega dos kits  a partir das  15: 00 até as 16:00 8 a